logomarca

Conhecendo a Bíblia EBD - IETD

imprimir tamanho da letra: A- normal A+

 

 

Conhecendo a Bíblia

“O meu povo perece por falta de conhecimento.” Oséias 4:6.

 

Esse versículo é a mais pura verdade, sofremos, perecemos, choramos, quase morremos. Simplesmente por não conhecer a palavra de Deus, por não ter conhecimento daquilo que Deus tem preparado para nóse não sabermos as promessas que temos, pornão conhecermos as verdades Divinas,  atravésda palavra de Deus.

 

Porque devemos estudar a Bíblia? (João 8:32)

 

A Bíblia é a revelação de Deus escrita

 

 Apresenta a sua vontade para com a humanidade. (Salmos 119:105)Seu tema central é a salvação mediante ao sacrifício de seu Filho Jesus Cristo por todos os pecadores. (João 3:16)Seus 66 livros, estão divididos em duas partes: Antigo Testamento com 39 livros e o Novo testamento com 27 livros. O Antigo Testamento na sua maior parte em hebraico (alguns trechos em aramaico) e o Novo Testamento no grego. Foram escritos num espaço de 1600 anos por 40 Escritores. Seu maior livro é Salmos; (Salmos 150:6) o menor livro é 3º João. (João1:1-15)

A Bíblia contém 1.189 capítulos, sendo 929 no Antigo Testamento e 260 no Novo Testamento. O maior capítulo é o Salmo 119; o menor é o Salmo 117. Para ler a Bíblia em um ano todo basta ler cinco capítulos aos domingos e três nos demais dias da semana. (2 Pedro 3:18) A divisão em versículos está distribuída da seguinte forma: São 31.173, sendo 23.214 no Antigo Testamento e 7959 no Novo Testamento.

 

 

A Bíblia é o único manual do crente

 

Na vida cristã e no trabalho do Senhor. O crente foi salvo para servir ao Se­nhor (Efesios 2.10; 1 Pedro 2.9). Sendo a Bíblia o livro texto do cristão, é importante que ele a maneje bem, para o fiel de­sempenho de sua missão (2 Timoteo 2.15). Um bom profissional sabe empregar com eficiência as ferramentas de seu ofício. Essa eficiência não é automática: vem pelo estudo e práti­ca. Assim deve ser o crente com relação ao seu manual - a Bíblia. Entre as promessas de Deus nesse sentido, temos uma muito maravilhosa em Isaías 55.11. Deus declara aí que sua Palavra não voltará vazia.

Portanto, quando al­guém toma tempo para estudar com propósito a Palavra de Deus, o efeito será glorioso quanto à edificação espiri­tual e ao engrandecimento do reino de Deus.

 

A Biblia alimenta nossas almas(Jeremias 15.16)

 

Não há dúvida de que o estudo da Palavra de Deus traz nutrição e crescimento espiritual. Ela é tão indispen­sável à alma, como o pão ao corpo.(Mateus 4.4) Nas passagens acima, ela é comparada ao alimento, porém, este só nutre o corpo quando é absorvido pelo organismo. O texto de (1 Pedro 2.2) fala do intenso apetite dos recém-nascidos; assim deve ser o nosso desejo pela Palavra. Bom apetite pela Bíblia é si­nal de saúde espiritual.

 

A Bíblia enriquece espiritualmente a Vida do Cristão (SI 119.72)

 

Essas riquezas vêm pela revelação do Espírito, primeiramente (Efésios 1.17). O leitor que procurar entender a Bíblia somente através do intelecto, muito cedo desistirá do seu intento. (1 Coríntios 2.10). Os princípios que modelam nossa vida devem proceder da Bíblia. A Bíblia é a revelação de Deus à humanidade. Tudo que Deus tem para o homem e requer do homem, (Salmos 119:160) e tudo que o homem precisa saber espiritualmente da parte de Deus quanto à sua redenção, conduta cristã e felicidade eterna, (João 5:24) estão reveladas na Bíblia. Deus não tem outra revelação escrita além da Bíblia. (Provérbios 7:1) Tudo o que o homem tem a fazer é tomar o Livro e apropriar-se dele pela fé. O autor da Bíblia é Deus, seu real intérprete é o Espírito Santo, e seu tema central é o Senhor Jesus Cristo.

 

A Bíblia nos ensina a Viver em Verdade(1 Pedro 1:15)

 

            A Palavra de Deus nos ensina a viver em novidade de Vida, (Romanos 6:4) deixando para traz uma vida pecaminosa (Gálatas 5:24) e despojando-se do venho homem, (Romanos 6:6) passamos a ser parte do corpo de Cristo que é o Nosso único e Eterno Salvador, (Romanos 12:5) procuremos com todo o empenho entender a vontade de Deus e ter comunhão permanente com Deus que nos formou do pó da terra, (Genesis 2:7) nos fez sua semelhança (Genesis 1:26) para glorificarmos a ele em toda a nossa maneira de Viver, estejamos atentos pois a maior revelação dada a Humanidade é a Sagrada Palavra de Deus, viva os seus preceitos e terás absoluta certeza que seu lugar esta reservado na eternidade ao lado do Senhor e Salvador Jesus Cristo. (1Tessalonicenses 5:23)

 

A Paz do Senhor a todos, seja multiplicada as Bênçãos e Promessas da Bíblia Sagrada a Palavra de Deus em vossas vidas. (Hebreus 10:23)                                       

 

Pr. Oliveston Dias

Igreja Evangélica Templo de Deus

www.igrejaevagelicatemplodedeus.com

igrejatemplodedeus@hotmail.com.br

Deixe seu comentário
Sem comentários cadastrados.